segunda-feira, 20 de setembro de 2010

TUÊ no JC!

A TUÊ apareceu na Revista JC do dia 5 de Setembro, e tinha um texto muito legal falando sobre o linho, e achamos muito interessante e decidimos postar no blog =)

Espero que gostem!!

Beijos


Quando a.preocupação com o planeta quer ser traduzida em vestimenta, não importa cor nem modelo. Muitomais ecologicamente correto, é se ligar na maneira como a roupa, e principalmente nos tecidos utilizados. Destes, o mais natural e orgânico é o linho.


Além de 100% biodegradável, ele é antibacteriano, antifungicida, tem baixa elasticidade e não deforma com facilidade, não retém água, não causa irritações ou alergia, é altamente resistente, possui proteção UV, favorece o sono, auxilia no tratamento de limpeza de pele...Ufa! Ideal para enfrentar as altas temperaturas, deve bombar no próximo verão.

“O linho tem um apelo de marca absurdo no mercado de consumo, que tem ido muito nessa busca de salvar o planeta”, diz o consultor de moda Luiz Clério. “É um clássico com pegada moderna”, define Dário Shoupaiwisky, stylist da Ep Models Agency, que atualmente presta serviços para a Empório HD. “Éum luxo traduzido em equilíbrio e simplicidade”, declara a estilista da Richards, Paula Fernandes.

Luxo que começa na produção, cujo custo é alto. “É o mais ecológico dos tecidos, pois quase não se utiliza fertilizante químico em seu cultivo. Além disso, não há desperdício, pois também a palha que sai da flor do linho, para a fabricação do aglomerado, e a semente da planta, que se transforma em óleo de linhaça, são aproveitadas”, avisa Cláudia Leslie, gerente comercial da fábrica de tecidos Linifícios Leslie, com sede no Rio de Janeiro.

A fábrica é uma das únicas no Brasil a produzir o fio de linho a partir da fibra, que é importada de países europeus como Bélgica e França. “O Brasil não considera vantajoso produzir a fibra. É preciso importar. Portanto, não há comercialização em larga escala”, avisa o gerente de infraestrutura e capacitação tecnológica da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Sylvio Napoli.

Mas tem gente bancando o alto custo e apostando no valor que o linho agrega ao produto final. "Gosto de criar detalhes em crochê e tricô para contrastar com a rusticidade do tecido", diz a estilista Magali Marinho, da grife Ateliêr Gertrudes, que fez uma coleção toda com o tecido natural.

Já a proprietária da Bendita Seja, Sônia Agrelli, gosta de aliar o linho à renda. "Acho o tecido atemporal, versátil, gostoso de usar e que deixa você arrumada", opina Sônia. "Ele é usado em todo o universo e produtos e em todas as nossas coleções independente da época", declara a estilista da Richards. Para baratear a peça, o linho tem sido misturado a fibras como algodão, seda e viscose. "O viscolinho torna a fibra acessível no mercado mais popular", declara Luiz.

Na loja de tecidos Flamboyant, o linho mais vendido vem misturado ao algodão. "Se for puro, custa a partir de R$ 69,80 o metro", revela o proprietário Cézar Alves. De acordo com ele, muito]as mulheres, de todas as idades, tem procurado o tecido, principalmente as versões coloridas, estampadas e listradas.

História

Não vai demorar muito, portanto para o linho alcançar a popularidade de outros tempos, quando era o preferido do público formal e ainda e ainda carregava o estígma de amassar muito. Com a tecnologia, essa máxima caiu por terra. "O fio recebe uma enzima que deixa mais molinho, menos estruturado", explica Magda Coeli, da grife Refazenda. "Existe uma máquina que quebra a estrutura do tecido, conferindo um efeito naturalmente amassado", diz Cláudia.
Sem falar que roupa muito bem engomada, está fora de moda. "O linho duro do passado servia para fazer o uniforme dos coronéis, por isso ficou com cara de roupa pesada e muitas vezes brega", conta Luiz. "Quem usava linho era tido como careta ", completa Magda.
O caráter de velharia e antiguidade tem a ver com a origem do produto. De acordo com o livro Tecido - História, tramas, tipos e usos  (editora Senac São Paulo, R$ 98), de Dinah Bueno Pezzolo, o tecido foi encontrado pela primeira vez há oito mil anos, em tumbas egípcias, usado para enrrolar o corpo das múmias. Lavado à Europa por comerciantes e navegadores fenícios,  não sai das prateleiras desde então.
Além dos europeus, norte-americanos e australianos são grandes consumidores de linho, e veem qualquer peça feita com o tecido - de ternos e vestidos de noite a minissaias e shortinhos - como sinônimo de relaxamento com um toque de sofisticação rústica. Bem a cara de férias em balneário descolado. Nada mais brasileiro.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Vai uma carninha??

Gente, vcs viram o vestido que a Lady Gaga usou no MTV Video Music Awards de 2010??? Impressionante!!! Feito de carneeeeee! Mas não só o vestido, a carteira e o sapato também!
Quem criou foi Franc Fernandez, e a cantora posou para a Vogue Hommes Japão.

  

O vestido foi feito com carne argentina, encomendada ao açougueiro da família do estilista em Los Angeles (foi ele também que cedeu a linha usada pra amarrar o sapato). O vestido foi feito como no processo da moulage, onde uma roupa é construída no manequim e não a partir de moldes. Ele continha um corselet embutido, usado pra dar sustentação e mantê-lo no lugar, mas o resto do vestido ficou em contato direto com a pele. Demorou uns 3 dias pra que ele ficasse pronto e, enquanto Franc e sua equipe não trabalhavam nele, era mantido refrigerado.

                            

Mas engana-se quem acredita que esse foi o primeiro modelo feito de carne!!! No ano de 1980, a artista plástica canadense Jana Sterbak, lançou um  vestido também de carne, que caiu bem para o frio do Canadá. Esta vestido circulou por muitos museus do planeta.

                                  
Kate Parry apareceu maravilhosa com um vestido que brilhava de diferentes cores, graças a luz LED embutida, com isso deixou a roupa eletrônica mais conhecida. Quem criou o vestido foi a designer Tina Sparkles, que reciclou fios de computador para a criação do vestido. O mais legal é que o vestido em si não chamou atenção só pela beleza e pelo brilho, mas também pelo nível de sustentabilidade que possui.


     A cantora Katy Perry usou um vestido cheio de luzes(AP)

Com a criação da sua nova coleção, Sparkles viu uma oportunidade de criticar o consumo exagerado e o problema do lixo eletrônico, fazendo com que cada um vista seu próprio lixo. "Cada fio do computador é uma situação em um sistema ciclíco que interage com todos os outros sistemas dentro do vestido”, diz.

   A estilista Tina Sparkles entre fios produzindo sua coleção(Divulgação)

Para algumas pessoas, a roupa eletrônica seria uma alternativa para quem trabalha a noite na rua e para ciclistas, no entanto, especialistas acreditam que não é muito aconselhável o uso constante de tecidos com luzes, pois podem causar doenças na pele e no organismo.

Fonte: Blog Lilian Pacce

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Foi um sucesso!!

Gente o desfile da TUÊ foi um sucesso, os vestidos ficaram lindos nas modelos, todos em harmonia, assim como o penteado, a maquiagem e a produção. As peças mais comentadas foram os macacões, quem ficaram maravilhosos. Mas todas as peças estavam maravilhosas. A estampa geométrica também foi bem comentada!
Para ver melhor os detalhes das roupas do desfile, em meados de Setembro, a coleção estará nas araras do atelier.
Esse foi o primeiro de muitos que estão por vir!!

As marcas Joana Julião e Clash também fizeram bonito na passarela.

Joana Julião se inspirou no universo literário  de contos e histórias para criar peças delicadas e românticas, usando estampas em listras e xadrez, as cores predominantes foram o preto, o vermelho, o branco e o cinza. Um ar de anos 50 e 80 deram uma pitada a mais na coleção.  

A Clash ousou bastante com a mistura do grafismo urbano e a xilogravura, dando um resultado bem jovem e moderno, unindo cores pastéis com cores mais fortes como o verde, o azul, o rosa. Eles ainda  usaram rendas e couros oara dar um toque a mais nas peças.

As três marcas e os alunos da pós-graduação da Faculdade Senac estão de parabéns pelo sucesso!! E que seja apenas o começo!

Confiram aí algumas fotos e videos do backstage e do desfile.







abaixo, segue o vídeo do desfile!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Desfile TUÊ Atelier

Oláá meninas lindas!!

Olha só, a TUÊ vai fazer seu primeiro desfile neste sábado (28/08/2010), às 15h, lá no restaurante-escola do Senac, aquele que fica no primeiro andar do predio central.
O evento inteiro foi produzido por nós,  próprios alunos, do curso de pós-graduação em Produção de Moda e Styling da Faculdade Senac, com ajuda de Arlindo Grund.
As marcas Joana Julião e Clash também irão apresentar peças no desfile.


terça-feira, 17 de agosto de 2010

A partir desta quarta-feira, o Plaza Shopping vai receber todas as fashionistas, estudantes, profissionais da moda e curiosos, pois irá acontecer a 2ª edição do Plaza na Moda, de 18 , às 19h até sábado (21), no piso L3.
Quem está a frente do evento é Maria Leopoldina e Julia Salgueiro, ambas jornalistas de moda.

Acontecerão vários debates sobre todas as áreas deste sistema tão complexo.
Todos podem participar e a entrada franca.

Vale a pena conferir!






Equipe TUÊ.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Meninaaaas, se vocês sonham com uma praia em que os homens não possam lhes deixar constrangidas por causa de olhares indiscretos para seus corpos, fiquem tranqüilas, pois existe uma praia no norte da Itália, mais precisamente em Riccione, que em 2007 foi proibida a entrada de homens e crianças, para que as mulheres possam descansar seus corpos e suas mentes.
Foi batizada de Pink Beach, tem uma decoração retrô, com vários guardassóis rosa, além dos serviços oferecidos para melhorar o visual das madames, como massagem, manicure e cabeleireiro.
Lá as mulheres podem fazer topless ou circular com alguns quilinhos a mais longe dos olhares masculinos.





A criação dessa praia para mulheres não é só para afastar as cantadas dos italianos, mas também porque existe uma clientela vip dos Emirados Árabes, mulheres e filhas de milionários que precisavam ir pra praia cobertas da cabeça aos pés, mas a praia está aberta a todas!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Por Mariana Souto Maior


Muita gente chega  em mim perguntando o que significa a moda, muitas das vezes respondo que é um dos sistemas mais bem sucedidos do planeta. Movimenta milhões por ano, gerando empregos diretos e indiretos.
Na faculdade fiz um artigo em que um dos assuntos iniciais está relacionado ao que significa exatamente essa palavra e vi que no dicionário Aurélio (2004 p. 500) moda é “Uso, hábito ou estilo geralmente aceito, variável no tempo, e resultante de determinado gosto, meio social, região, etc." Inclui-se também a definição de "uso passageiro que regula a forma de vestir, etc. Arte e técnica do vestuário. Maneira, modo.”
Subtende-se com essa definição que moda é tudo aquilo que cai no gosto popular, seja graças a alguma tendência lançada em eventos da área como por exemplo o SPFW, o Rio Fashion, entre outros, ou até mesmo por causa de novelas que estão no ar, o que é bem claro nos dias atuais.

Segundo Miranda (2008):

a palavra “moda” vem do latim modus, significa 'modo', 'maneira'. É um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, social, sociológico.



Essas mudanças é que são a moda. Ao retratar essas transformações, reflete-se a sociedade à sua volta, sendo possível entender um grupo, um país, naquele período pela moda então praticada. 

Igualmente como o que aconteceu por toda a Primeira Guerra Mundial (1914-8), quando a mulher assumiu um novo papel (enquanto os homens iam lutar nas trincheiras, as mulheres trabalhavam nas indústrias bélicas como empregadas). Consequentemente,  suas roupas ficaram mais práticas. (MIRANDA, 2009).  Que graças à guerra, apareceram novos materiais, inclusive  o uso de tecidos pouco nobres. Ela diz que "a moda sempre andou em paralelo com a história e, desde seu aparecimento, a moda trazia em si um conceito estratificador. Apenas no final da Idade Média  surgiu como conceito”, e complementa que:

Com o desenvolvimento das cidades e a aproximação das pessoas na área urbana, houve o desejo de imitar: os burgueses copiavam os tecidos, o jeito de se vestir e se portar da nobreza, que não ficou nem um pouco contente em se parecer com esses plebeus endinheirados 

Então  os nobres criaram códigos para vestir, onde mudavam de maneira muito rápida, para que a burguesia não tivesse tempo de copiar. "Nesse período também foi criado as regras de etiqueta, com objetivo de diferenciar as origens. A nobreza então caiu, os burgueses tornaram-se os donos do mundo, e a moda pegou'".
Então, com essas definições, extremamente claras, se pode concluir que a moda é efêmera, criadora de novos discursos, coletiva, e sem esquecer, reflexo de uma sociedade completamente capitalista. 



bjuxx ;***

-

Referências

MIRANDA, Fernanda. O QUE É MODA?, 2008. Disponível em: < _ HYPERLINK "http://www.vivaitabira.com.br/viva-colunas/index.php?IdColuna=13" __http://www.vivaitabira.com.br/viva-colunas/index.php?IdColuna=13_>. Acesso em: 25 març. 2009, 22:08:25.


 

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Dicas de looks para escritório

Uma leitora da ELLE espanhola fez a seguinte colocação:

Acho que é muito difícil de me vestir no verão para ir ao trabalho. O escritório parece muito sério e é muito difícil de se adaptar ao meu estilo. Pode me ajudar? Obrigado. Paola.

Você está absolutamente certa. No verão, às vezes é difícil saber o que vestir para ir ao trabalho. Entre o calor, condicionadores de ar e às vezes o código de vestimenta do escritório é muito severo, ocasionalmente, o que devo usar? para todas as manhãs se torna uma missão impossível.

Vamos ver algumas opções para ir de forma organizada, sem comprometer o estilo e o conforto. O guarda-roupa ideal para trabalho seriam ter os seguintes itens:

Vestidos, vestidos e mais vestidos: o caso do escritório é melhor optar por vestidos médios. O tipo ideal é o liso, com estampas discretas e em listras. Você também pode optar pelo tipo baby-doll (mas não muito curto). Você pode combiná-los com um ponto finito longo casaco ou uma jaqueta um pouco de tamanho grande se você ficar mais elegante.


-Bermudas e shorts. Eles são adequadas desde que se use a mistura certa. Não escolha em tecidos de baixa qualidade, melhor em tecidos como viscose, seda, linho . Por exemplo, você pode vestir uma camisa branca simples com um pequeno ou um casaco para acompanhar a produção. Ao selecionar acessórios e sandálias opte por saltos ou sandálias delicadas e acessórios mais sofisticados.

-Saias: saias deste verão são muito anos 50, tipo apertado em volta da cintura e com alguns tipo de vôo, pin-up. Pode combinar com uma camisa de algodão simples ou uma camisa de manga curta e um cinto ajustado. Com algum sapato alto, ficará perfeito!

Macacões: não tente ser muito hippie. Esta época há macacões de todos os estilos, assim, escolha algum um pouco mais chique em uma cor, como bege ou preto e usá-lo com sandálias sofisticadas.

Saias longas: também existe uma grande variedade, mas como adaptá-los para o escritório? É fácil: basta escolher qualquer que você não se lembre da era hippie. Escolha alguma com tecido que tenha algum caimento, em uma cor neutra. Você pode combinar, por exemplo, com uma camisa listrada, sandálias e um colar bonito.

Fica aí então a dica Tuê de hoje! Espero que gostem ;)


Fonte: ELLE Espanha.

quarta-feira, 23 de junho de 2010


       A cidade do Recife com a sua cultura democrática está em clima de São João, agradando a gregos e troianos, com sons que passam pelo forró pé de serra, forró estilizado, quadrilha, rock  e até música eletrônica, animando os  recifenses e os turistas.
       
        Também é o tempo certo para se deliciar com as comidas típicas como bolo de milho, canjica, pamonha, cocada, pé de moleque, milho cozido, milho assado, bolo de macaxeira.

Confira abaixo as principais programações para o grande Recife nesses dias de São João.

Sítio da Trindade














Pátio de São Pedro








 Arraial da Tomazina









Aproveitem esses dias de São João e até a próxima!!

bjinhos da equipe Tuê
=*

terça-feira, 22 de junho de 2010

Olheiras? Esqueça!!!

         Os olhos são parte importantíssima no visual de uma pessoa, principalmente de uma mulher. Com essa vida agitada do nosso século as noites bem dormidas se tornaram raras, consequentemente as olheiras e os sacos se tornaram muito mais comuns. Graças a tecnologia, hoje existem inúmeros produtos e cremes para reduzir esses pequenos defeitos que incomodam tanto. Mas além dos cosméticos, existem alguns truques naturais que nós mulheres, podemos investir. A vantagem é que além de ser um atributo natural, é mais barato, pois grande parte dos ingredientes é encontrado dentro de casa, mais precisamente dentro do armário ou da geladeira.
          Pegue um algodão, parta na metade e molhe em leite gelado desnatado. Leite integral pode deixar resíduos oleosos na região dos olhos.
          Um outro truque, que provavelmente sua avó ensinou para sua mãe e sua mãe lhe ensinou, é o truque do pepino. Corte duas rodelas de pepino doce gelado e coloque sobre as pálpebras enquanto relaxa por 15 minutos.

Fica a dica sobre dois truques tradicionais e eficazes!!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Dicas para o Verão 2011

 
Mais um SPFW acabou, lançando novas coleções e tendências para o verão 2011. Foram observadas peças que valorizam o estilo próprio de cada um. Fora as novidades tecnológicas, não foram lançadas peças com grandes mudanças.

- Vai  ser o verão dos vestidos, em que  vão predominar  os curtos, com um ou outro mais longo. A novidade é a forma mais larguinha formando um tubo meio evasê, lembrando os anos 1960. E para acompanhar esses vestidos, juntamente com saias e calças vem os casaquinhos curtos.

- Uma nova onda são as calçonas (hot pants), que são aqueles shorts super curtos e justos.

- Com relação as calças, aquelas curtas e com barra enrolada ou calças curtas com cintura alta fazem parte da novidade.

- Os decotes estarão super em alta, de todos os tipos: Ombro só, regata, tomara-que-caia, alças, manguinhas curtas, decote em V, alças cruzadas, redondo e quadrado.

- Em termos de cores, vale tudo! As cores coral e turquesa são enfatizadas pois apareceram no Rio Fashion e continuaram no SPFW.

- Como eu havia comentado, foram utilizados tecidos tecnológicas e plásticos pelas marcas Jefferson Kulig, Tufi Duek, Neon. Mas por outro lado abusou-se da malharia, mais precisamente a malha rede, por marcas como a Osklen, Maria Bonita, Animale, entre outras.

- As transparências marcaram presença em alguns desfiles, ora mais ousadas, ora mais sutis.

Então ficam aí algumas dicas das últimas tendencias lançadas para o proximo verão!

Um beijinho da equipe Tuê.